-
Arquitetos: LABarq
- Área: 394 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Karen Almaraz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto joga com dois volumes contundentes, que além de partir a composição da casa, partem o programa em três usos distintos: área pública, privada e de serviços, convertendo as articulações em vestíbulos para as mesmas.
A característica mais importante da casa são as venezianas que atendem à privacidade e envolvem àquelas áreas mais expostas ao isolamento, gerando, assim, uma pele dupla que protege a casa e o usuário, além de gerar nos espaços distintos ambientes ao longo do dia.
A iluminação joga um papel importante para enfatizar as texturas e as vistas da casa, considera-se um elemento além do desenho, que não apenas dota de luz o espaço, como também converte em detalhe arquitetônico, fronteira, objeto e atmosfera.
A sobreposição de volumes descobre uma quinta fachada que é controlada com um espelho de cascalhos, dignificando a vista de um espaço tradicionalmente utilitário e que ao mesmo tempo funciona como colchão térmico.
O projeto se mantém honesto no uso de seus materiais e de suas formas, a estrutura passa por fora, se mantém visível e gera elementos formais, além dos materiais aparentes de manutenção zero que garantem a conservação de sua estética ao longo do tempo.